-->

29 de ago. de 2012

VOTO NULO NÃO ANULA A ELEIÇÃO!

OS EFEITOS DE UM VOTO NULO OU BRANCO SÃO EXATAMENTE OS MESMOS. CERTIFICAM O COMPARECIMENTO DO ELEITOR ÀS URNAS, MAS NÃO SÃO CONTABILIZADOS PARA EFEITO DE APURAÇÃO, E NEM MESMO PARA OS FINS DO TÃO MAL INTERPRETADO ARTIGO 224 DO CÓDIGO ELEITORAL


O ELEITOR QUE VOTA NULO OU EM BRANCO, NÃO FAZ DEMONSTRAR AS RAZÕES DE SEU PROTESTO, DE SUA INSATISFAÇÃO. MUITO PELO CONTRÁRIO! ACEITA PASSIVAMENTE A ESCOLHA DOS DEMAIS CIDADÃOS, COLOCANDO-SE NUMA POSIÇÃO PASSIVA, O QUE LHE RETIRA, A NOSSO VER, TODA E QUALQUER CONDIÇÃO DE PROTESTO POSTERIOR, HAJA VISTA SUA POSTURA OMISSA QUANDO DO EXERCÍCIO DE SUA CIDADANIA.


VEJAM O QUE ACONTECEU NAS ELEIÇÕES DE 2008 EM BOM JESUS DO ITABAPOANA E SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, NO RIO DE JANEIRO:

DENTRE OS 26,8 MIL ELEITORES REGISTRADOS EM BOM JESUS, O CANDIDATO JOÃO JOSÉ PIMENTEL (PTB) RECEBEU APENAS 1.492 VOTOS, MAS FOI DECLARADO VENCEDOR DO PRIMEIRO TURNO. ISSO, PORQUE OS VOTOS DADOS A BRANCA (PMDB) E PAULO SÉRGIO CYRILLO (PSB), QUE TIVERAM PROBLEMAS COM SEUS REGISTROS DE CANDIDATURA, FORAM COMPUTADOS ENTRE OS NULOS, QUE CHEGARAM AO TOTAL DE 89% DOS VOTOS.

JÁ EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, 60% DOS VOTOS FORAM CONTABILIZADOS COMO NULOS. NELES FORAM INCLUÍDOS OS RESULTADOS DE JOSÉ RENATO PADILHA (PMDB) E ZEQUINHA DO SEBRAE (PT), QUE TAMBÉM TIVERAM AS CANDIDATURAS IMPUGNADAS. O MUNICÍPIO TEM 31,2 MIL ELEITORES REGISTRADOS, MAS A CANDIDATA MARIA DIB MANSUR (PP) FOI CONSIDERADA ELEITA, COM 10.074 VOTOS VÁLIDOS.

ENTÃO VAMOS VOTAR DE FORMA CONSCIENTE, PROCURAR O MELHOR CANDIDATO E PRESERVAR NOSSO DIREITO DE ESCOLHER, POIS NÃO HÁ OUTRA ALTERNATIVA.